.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Série: Como trabalhar com Vintage Capítulo 1

A especialização em um estilo de trabalho corresponde à sua assinatura, uma identidade do que você faz.

Estilo não é tema. Estilo é um conjunto das qualidades características de uma obra, um autor, uma época: o estilo romântico, móveis de estilo. / Modo de vida; procedimento, atitude, maneira de ser. Uso, costume, hábito, modo: vestir segundo o estilo da época. Tema é um agrupamento de idéias, como "animais" , "flores", etc.

Assim definido vamos à questão principal. O que é VINTAGE?


As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa poá (bolinhas). A moda "pin-up" dos anos 50 e 60 (perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo) é um exemplo de "moda vintage".

Mas não são vintage apenas roupas antigas. Segundo jornalistas de moda e stylists, roupas com tecidos propositadamente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem uma aparência de usado, antigo, de outra época. Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80/90 podem se enquadrar no conceito. As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós.

O termo vintage muitas vezes diz respeito a um objeto que tem pelo menos 20 anos de idade. Muitas pessoas não consideram objetos dos anos 80 e 90 como vintage, mas parece que a idade mínima para que tenha esse estatuto seja 20 anos. Artigos dos anos 80 e 90 podem também ser classificados como "novo vintage" enquanto que artigos com pelo menos 50 anos são categorizados como "verdadeiro vintage".

Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage e retrô. O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).

Vintage é uma palavra anglo-francesa usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada. O famoso Vinho do Porto recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. Também devido à grande capacidade de envelhecimento, o seu preço é bem mais elevado.

O termo também é usado para os automóveis antigos, charmosos e muito requisitados para as cerimônias de casamento.

fonte da informação: http://www.significados.com.br/vintage/

Nenhum comentário:

Postar um comentário