.

sábado, 2 de maio de 2015

Técnicas de Encadernação - 3 Costura Japonesa


Esta é uma forma simples de encadernação que possui muitas variações e pode ser aplicada aos mais diversos tipos de materiais impressos – de livros com muitas páginas, a pequenos zines.



Encadernação Japonesa é uma técnica diferente das demais técnicas de encadernação porque ela não usa cola, o processo de costura das folhas é feita manualmente e mesmo sendo feito dessa forma a durabilidade e a resistência são exatamente iguais à encadernação que é feita tradicionalmente, além de que, não há ferramentas ou equipamentos especiais para esta técnica e a encadernação japonesa tem um ganho a mais porque as possibilidades estéticas são muitas.

Primeiramente as folhas precisam ser fixadas e esse é um exercício simples e para fazê-lo basta usar um furador comum e elástico. A encadernação recebe quatro furos e trabalha com folhas soltas e não com cadernos.

Para fazer a encadernação japonesa é preciso de uma capa e também a contra-capa, miolo, fitas ou outro material para costura, agulha, agulhão para as furações ou solução pessoal.

Não há materiais específicos para desenvolver a encadernação japonesa fato é que os álbuns que recebem essa técnica de encadernação ganham um destaque visual muito maior do que os demais porque neles podem ser adaptados fitas, cores, papéis ou panos, tudo depende da criatividade de quem vai desenvolver a encadernação japonesa.

Que tal agora vermos em ação o trabalho tão belo que vimos nas ilustrações!!!




Em seguida uma linda variação da costura... 




Podemos observar o detalhe de que podemos utilizar diversas espessuras de caderno, e também a execução é bem simples.

Outra observação para esta técnica é mais prático o uso de capas maleáveis para cadernos mais estreitos e com dobras para os mais grossos como na imagem abaixo.


A seguir um tutorial com capa rígida.




Assim nos inspiramos mais um pouco neste universo de tantas coisas a criar... 

3 comentários:

  1. Oi Luciana tudo bem? Achei ótimo o seu blog, com explicações e videos! Eu estou encantada pela encadernação com costura, e, vejo vejo que tem tantas formas de se fazer né! Parabéns por dividir conosco seu conhecimento!
    Se desejar conhecer meu blog, ficarei entantada!
    Um abraço
    http://carmen45bos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir